Leitura
Três passos para preparar o seu departamento de marketing para novos desafios
Philip Kotler
- Marketing de Relações Públicas. Por muito tempo considerado um passo pouco desenvolvido no mix de marketing, as relações públicas estão assumindo maior destaque. As empresas de alta tecnologia descobriram que as habilidades de relações públicas são críticas para distribuir informação sobre novos produtos. Essas empresas podem submeter novos produtos de alta tecnologia ao crivo de conhecidos especialistas, na esperança de receber recomendações positivas para os mesmos. Tomemos o caso do McDonald’s como exemplo. Desde o início, utiliza relações públicas para construir o sucesso de seus produtos e atualmente a empresa é um case em relações públicas, com seus hospitais para crianças, contribuições para causas de caridade e patrocínios. As empresas precisam acrescentar mais habilidades de relações públicas para o departamento de marketing e não confiar apenas em pedidos esporádicos ao departamento de relações públicas da empresa ou de agências especializadas.
- Marketing de Serviços e de Experiência. Serviços de excelência podem ser um poderoso fator de diferenciação para uma empresa na ausência de outros elementos para essa finalidade. Empresas que conseguem altos padrões de serviços, tais como The Container Store e Enterprise Rent-A-Car, praticam o que se denomina de liderança orientada por valores, foco estratégico e adequada gestão da marca. O marketing de serviços foi elevado a um novo patamar pelo recente papel desempenhado pelo marketing de experiência. Grandes restaurantes, por exemplo, são conhecidos pela experiência que conseguem proporcionar ao consumidor muito mais do que pelos alimentos servidos.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
CRSilva Marketing Consulting Ltda. CNPJ 04411440/0001-92
SRTVS Qd. 701 Conj. L Bloco 02 no.30 Salas 202/204 Parte A-24
Brasília - DF - CEP 70.349-906