Leitura
Três passos para preparar o seu departamento de marketing para novos desafios
Philip Kotler
Desenvolvendo Novas Habilidades de Marketing
Para melhorar o departamento de marketing é necessário que a equipe seja bem versada nas novas iniciativas e habilidades requeridas para competir com sucesso no desafiador ambiente de marketing dos dias atuais.
Na seqüência são alinhadas algumas capacitações específicas que devem fazer parte de um moderno departamento de marketing:
- Posicionamento. Al Ries e Jack Trout introduziram o conceito central de posicionamento mercadológico de marca em 1982. Eles afirmaram que uma marca deveria possuir uma palavra ou idéia singular. Para a Volvo, a palavra é “segurança”, enquanto a BMW possui “dirigibilidade” e a Tide oferece “mais limpeza”. Eles também argumentam que nenhuma marca deve entrar no mercado como a segunda da categoria, mas deveria oferecer um novo e importante benefício para, eventualmente, criar uma nova categoria.
- Administração da Marca como Ativo. Este conceito está diretamente relacionado com o posicionamento, considerando-se que certas marcas são decisivas para o desempenho atual e futuro de algumas empresas. Elas precisam ser administradas, aperfeiçoadas e protegidas como ativos empresariais. Isso permite a marcas como Coca-Cola, Sony, Intel e Disney expandirem-se para outras categorias de produtos ou variantes de produtos e serviços. Porém, alguém também tem que cuidar do uso correto dessas marcas como ocorre com as mais famosas. Qualquer desvio do centro desse posicionamento de marca deve ser evitado.
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