Engenharia. O departamento de engenharia precisa começar a trabalhar junto, desde cedo, no planejamento de novos produtos. Os profissionais de marketing devem articular a perspectiva do cliente durante o processo de design e desenvolvimento do produto, ou então o preço final pode ser tão alto ou o produto cercado de características não benéficas para o cliente. Se os profissionais de marketing tiverem acesso aos dados desenvolvidos pelos engenheiros, eles podem informar os consumidores sobre questões importantes dos produtos.
Produção. Para evitar ser visto como transtorno no departamento de produção, o marketing deveria coordenar o planejamento de promoções especiais de forma que a eficiência da produção não seja comprometida por repentinos bloqueios na demanda de produtos que possam exigir maior tempo de produção, ou que venham causar dificuldades no controle de qualidade. A eficiência produtiva pode também sofrer se o marketing começar a solicitar pequenos lotes de produtos para mercados especiais. É atribuição do CMO certificar-se de que as solicitações do departamento de marketing sejam lógicas e baseadas em fatos que comprovem seu valor para os acionistas da empresa.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19