Leitura
Três passos para preparar o seu departamento de marketing para novos desafios
Philip Kotler
- Customer Relationship Management (CRM) e Database Marketing. As empresas podem aumentar a precisão de seus alvos pela coleta de dados sobre os consumidores individuais e construir um banco de dados das transações passadas, com informações demográficas, psicográficas e outras. Os estatísticos, então, podem garimpar os dados para descobrir novos segmentos de consumidores e tendências que apontem para novas oportunidades. As habilidades relativas ao CRM estão sendo rapidamente assimiladas nos departamentos de marketing, para criar vantagem sobre os competidores que atuam com base em abordagens massificadas.
- Gestão de Parcerias. À medida que as empresas se alinham em parcerias para ampliar as atividades, a habilidade de gerenciar o relacionamento com os parceiros torna-se crítica. A produtividade de um parceiro depende de ambos se sentirem satisfeitos em termos de relacionamento e oportunidades resultantes do trabalho em conjunto. As empresas devem indicar alguém para administrar as relações com os fornecedores, outra pessoa para os distribuidores, com a mesma proximidade com que se deve administrar o departamento de pessoal.
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