Leitura
Três passos para preparar o seu departamento de marketing para novos desafios
Philip Kotler
- Competências Orientadas para o Mercado. O marketing efetivo tem sido tradicionalmente definido como a habilidade de encontrar necessidades e satisfazê-las. Como disse um executivo da 3M, “nossa meta é levar nossos clientes aonde eles querem ir antes que eles saibam para onde querem ir”. Mas com tantas necessidades sendo atendidas por incontáveis produtos, o desafio é inventar novas necessidades. As empresas orientadas para o mercado revolucionam a indústria pela criação de novas proposições de valor ou novos sistemas de negócios que oferecem maiores benefícios. Muitos competidores podem imitar uma nova proposição de valor de seu rival, mas tendem a ter menos sucesso em copiar os sistemas de negócios. As empresas orientadas para o mercado como a Federal Express e a Swatch são guiadas mais pela visão estratégica do que pelas pesquisas tradicionais de mercado. Outras empresas orientadas para o mercado como a Ikea, aumentam suas vendas por meio da educação dos clientes, enquanto outras, ainda, como o Club Med e a Virgin, por exemplo, utilizam a rede de relacionamento.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
CRSilva Marketing Consulting Ltda. CNPJ 04411440/0001-92
SRTVS Qd. 701 Conj. L Bloco 02 no.30 Salas 202/204 Parte A-24
Brasília - DF - CEP 70.349-906