Leitura

Três passos para preparar o seu departamento de marketing para novos desafios


Philip Kotler

Um melhor desenvolvimento das habilidades tecnológicas, aliado a mais recente tecnologia disponível para o departamento de marketing e vendas, leva um longo tempo para transformar uma operação de marketing estagnada em uma operação inovadora que possa ajudar a empresa a competir neste ambiente de negócios centrado em tecnologia.

Construindo Relacionamento com os Outros Departamentos

O desafio final necessário para estabelecer o departamento de marketing como um direcionador para o crescimento da empresa envolve o relacionamento com os demais departamentos. Iniciativas que ampliem o relacionamento com vendas, engenharia, produção e finanças são fundamentais para desenvolver um programa forte e abrangente de marketing.

Vendas. Não há dúvidas de que para muitas empresas o marketing deve reforçar o relacionamento com a área de vendas. Normalmente o marketing toma conta do planejamento do produto, do preço e da comunicação, enquanto as vendas trabalham para desenvolver clientes e obter pedidos. Vários conflitos podem surgir, mas a questão central permanece: podem os chefes de ambos os departamentos respeitar um ao outro a ponto de dividir recursos visando ao bem comum, mais do que para a glória de cada um dos departamentos?



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