Leitura

Três passos para preparar o seu departamento de marketing para novos desafios


Philip Kotler

A Organização do Departamento de Marketing

Deve-se iniciar avaliando as habilidades na alta administração. Um Chief Marketing Officer – CMO efetivo, por exemplo, é capaz de desempenhar diversas tarefas ao mesmo tempo. O CMO tem que administrar o departamento de marketing de forma efetiva, contratar um staff competente, estabelecer alto padrão para o planejamento e a implementação de marketing e ampliar as habilidades do staff na realização de pesquisas, previsões de marketing e comunicação. Então, esse profissional deve ganhar a confiança dos chefes de outros departamentos, inclusive de P&D, finanças, operações, compras e tecnologia da informação. Isso vai preparar a organização para servir e satisfazer os clientes. Por fim, o CMO precisa trabalhar em sintonia com o CEO e satisfazer suas expectativas em termos de crescimento e lucratividade dos negócios.

Poucos CMOs são competentes em todas as três áreas mencionadas anteriormente, enquanto outros são competentes em apenas uma ou duas delas e precisam de desenvolvimento em sua carreira. Infelizmente, alguns são fracos em todas, um sinal de que é tempo do CEO encontrar um novo CMO.

As habilidades básicas que um departamento de marketing utiliza ou adquire de fornecedores e passa a administrar são a pesquisa de mercado, propaganda, promoção de vendas e administração de vendas. Muitos livros têm sido escritos sobre cada um desses assuntos, e mesmo assim muitos departamentos são deficientes em algumas dessas habilidades. Adicionalmente, muitos integrantes do staff não são rápidos na aquisição de novas habilidades que precisam para lidar com os desafios de marketing do século XXI.



1     2     3     4     5     6     7     8     9     10     11     12     13     14     15     16     17     18     19    


CRSilva Marketing Consulting Ltda. CNPJ 04411440/0001-92
SRTVS Qd. 701 Conj. L Bloco 02 no.30 Salas 202/204 Parte A-24 Brasília - DF - CEP 70.349-906
by Advice Tecnologia