Leitura
Três passos para preparar o seu departamento de marketing para novos desafios
Philip Kotler
- Contact Center. As empresas precisam consolidar as atividades para alcançar, ouvir e aprender sobre os clientes por meio do que tem sido descrito como centro de contato ou interação. Todas as informações vindas dos clientes, através de seus pontos de contato como, por exemplo, telefone, carta, e-mail, fax e sugestões dadas nas lojas, precisam ser integradas e as empresas devem capturar as informações que irão prover uma visão de 360 graus de cada cliente. A operação de telefone é tão importante para um marketing eficaz que no Japão, por exemplo, empresas como Sony, Sharp, Toshiba, entre outras, têm terceirizado o serviço para a Bell 24, maior empresa nesse ramo.
- Internet Marketing. Praticamente todas as empresas criaram seu web site, onde o consumidor pode conhecer a linha de produtos, sua história, filosofia, oportunidades de trabalho e notícias recentes. A Dell Computer, Amazon, W.W.Grainger e muitas outras têm ido além e utilizam seus web sites como canal de vendas. Mas há muitas outras aplicações de marketing para os sites que muitas empresas ainda não experimentaram, tais como realização de pesquisas de mercado, inteligência competitiva, conceituação e teste de produto, distribuição de cupons e treinamento de pessoal, por exemplo.
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