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Três passos para preparar o seu departamento de marketing para novos desafios


Philip Kotler

O marketing pode ser forçado a tomar a frente para garantir que as relações com os outros departamentos permaneçam em níveis sólidos e todas as equipes estejam atuando na mesma direção e ao mesmo tempo. Tomar a iniciativa para ampliar o relacionamento entre o marketing e o resto das operações da empresa no início pode parecer difícil, mas esses esforços podem encontrar um longo caminho em direção a restabelecer o lugar do marketing como direcionador dos negócios e da estratégia, eliminando ineficiências que atrapalham as empresas que precisam estar aptas para competir em alto nível num clima de negócios em constante mudança.

Os CEOs efetivos e seus bem sucedidos CMOs estão enfrentando mais desafios atualmente tanto no ambiente interno quanto no externo. Os departamentos de marketing podem enfrentar problemas pela falta de organização interna, falta de conhecimento ou de ferramentas que possibilitem a utilização efetiva das vantagens viabilizadas pelos avanços tecnológicos e as contínuas disputas entre o marketing e os outros departamentos que falham ao perceber o marketing como um direcionador de negócios, que realmente pode ser, se permitido. Se todos os participantes reconhecem o lugar que o marketing tem dentro da empresa, enfrentar aqueles crescentes desafios externos se torna mais fácil e menos conflituoso.



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