Leitura
Três passos para preparar o seu departamento de marketing para novos desafios
Philip Kotler
- Comunicações Integradas de Marketing. Dentre as habilitações mais importantes do marketing estão a comunicação e a promoção. A comunicação é um termo amplo e acontece de forma planejada ou não, baseada em sinais como a roupa dos vendedores ou a decoração do escritório. Todas as manifestações externas da empresa criam impressões que a identificam no mercado. Isso explica o crescente interesse pela comunicação integrada de marketing. As empresas necessitam orquestrar um conjunto consistente de impressões sobre o seu pessoal, instalações e ações que caracterizam o significado da marca da empresa e promessas às diferentes audiências.
- Análises de Rentabilidade. A maioria das empresas não tem capacidade de analisar sua rentabilidade efetiva em cada área geográfica, em cada produto, em segmentos de mercado, clientes e canais de distribuição. Em geral, elas assumem que sua rentabilidade é proporcional ao volume de vendas. Mas essa postura ignora as diferentes margens e estruturas de custo para os diferentes portes de clientes. Os profissionais de marketing devem utilizar instrumentos de mensuração e habilitações financeiras para aumentar a participação do departamento na alocação dos recursos orçamentários de acordo com áreas geográficas, produtos, segmentos, clientes e canais.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
CRSilva Marketing Consulting Ltda. CNPJ 04411440/0001-92
SRTVS Qd. 701 Conj. L Bloco 02 no.30 Salas 202/204 Parte A-24
Brasília - DF - CEP 70.349-906