Distribuição. O marketing contribui com estudos para definição dos sistemas de distribuição de produtos bem como para localização adequada e configuração dos pontos de venda. Além disso, esse trabalho realizado em sintonia com as áreas de finanças e controladoria, aumenta a margem de acerto nas decisões com o apoio de informações de ordem financeira e de gestão de risco.
Promoção e Comunicação. A utilização dos instrumentos de comunicação interna e promoção pode contribuir muito para a adoção de novos produtos, sistemas e para obtenção das mudanças comportamentais desejadas junto ao público interno. Neste aspecto, as áreas de finanças e controladoria também podem se valer dos instrumentos de comunicação para vender seus projetos e idéias perante o conselho diretor, os principais gestores da empresa e também junto às demais áreas.
Sistemas de Informação de Marketing. Esses sistemas proporcionam amplo conjunto de informações a todas as áreas da empresa e sua adoção em finanças e controladoria é importante para dimensionar com maior precisão as necessidades relativas ao mercado. Informações sobre quantitativo de clientes, sua localização, formas de atendimento, volume de vendas e outras.
A contribuição do marketing para as áreas de finanças e controladoria, como se observa, é ampla, da mesma forma como o marketing também contribui para com as áreas de gestão de pessoas, tecnologia, produção, vendas, materiais e outras. Portanto, o marketing deve ser exercido de forma democrática nas empresas, atuando como uma função líder, capaz de aglutinar os esforços de todos em prol de resultados estratégicos.