Leitura

A Utilização do Marketing em Finanças e Controladoria
Em busca de uma visão integrada

Carlos José Rodrigues da Silva*

A Contribuição do Marketing para Finanças e Controladoria
    Considerando o amplo conjunto de funções e atividades inerentes ao marketing, sua contribuição para as áreas de finanças e controladoria pode ser bastante diversificada, abrangendo os aspectos a seguir.
Pesquisa de Mercado. As áreas de controladoria e finanças podem utilizar fortemente as ferramentas de marketing voltadas à realização de pesquisas de mercado ou de opinião, aplicando-as para conhecer melhor os problemas, as aspirações do público interno e demais informações necessárias. Ao configurar novos relatórios ou a fixação de metas, as pesquisas podem sinalizar ou dar indicação clara dos caminhos a seguir.
Desenvolvimento de Novos Produtos. O marketing pode colaborar com as finanças e controladoria fornecendo metodologia e orientação para o desenvolvimento de novos produtos ou sistemas, permitindo, desse modo, maior margem de acerto no atendimento das necessidades específicas de cada área. Testar desde os conceitos até os resultados finais de produtos e sistemas pode ser outra vantagem.
Precificação. Esta atividade, normalmente exercida pela área financeira, pode ser enriquecida com a participação do marketing, agregando informações sobre o comportamento do consumidor, sobre a ação da concorrência e outras informações relevantes para o estabelecimento de políticas adequadas de preço. Empresas que atuam no varejo, por exemplo, necessitam dos informes de marketing para estabelecer estratégias de preço e descontos de acordo com os momentos específicos de compra na semana, no mês ou no ano, maximizando, desse modo, os resultados.



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