Leitura

A Utilização do Marketing em Finanças e Controladoria
Em busca de uma visão integrada

Carlos José Rodrigues da Silva*

O Papel de Finanças e Controladoria
    As áreas de finanças e controladoria têm, por sua natureza, uma visão pragmática da empresa, de seus recursos e dos diversos tipos de risco a que a organização está exposta. Trata-se de papel de elevada responsabilidade, com previsão clara do fluxo de caixa, dos investimentos, da gestão de custos, da precificação dos produtos e dos ativos. Além disso, o estabelecimento de metas e controle sobre os riscos constituem elementos fundamentais para o funcionamento das empresas, seu crescimento e perpetuação. Tendo em vista essa elevada responsabilidade, os executivos de finanças e controladoria acabam exercendo certo grau de autoridade sobre as demais áreas da empresa e, não raro, impondo limites a sua atuação. A falta de compreensão exata do papel de cada área, associada à tendência natural de liderança da área de finanças e controladoria, pode levar a empresa a estreitar o seu foco de atuação, adotando visão de resultados de curto prazo, geralmente baseada no volume de vendas. O resultado pode ser uma orientação excessivamente focada em vendas, utilizando, para isso, o apelo de fortes campanhas de propaganda e promoção, nem sempre garantindo a satisfação dos clientes.



1     2     3     4     5     6     7     8     9    


CRSilva Marketing Consulting Ltda. CNPJ 04411440/0001-92
SRTVS Qd. 701 Conj. L Bloco 02 no.30 Salas 202/204 Parte A-24 Brasília - DF - CEP 70.349-906
by Advice Tecnologia