Leitura

A Utilização do Marketing em Finanças e Controladoria
Em busca de uma visão integrada

Carlos José Rodrigues da Silva*

Ao longo dos estudos de Administração, um dos principais aspectos tem sido o histórico de conflitos entre áreas internas, principalmente em empresas que utilizam estrutura do tipo funcional, com ampla departamentalização. Nesses conflitos, há uma tradição de convivência nem sempre muito fácil entre a área de marketing e a de finanças, em razão de diferenças culturais e de enfoque sobre os negócios. O pessoal de marketing tende a desenvolver uma visão mais emocional das relações com os clientes e demais públicos, baseada nas questões comportamentais, enquanto o de finanças e controladoria tem uma visão mais racional e focada em resultados. A turma de finanças acha que o pessoal de marketing gasta muito dinheiro e oferece pouco resultado, enquanto a área de marketing acredita que a de finanças pensa mais em resultados de curto prazo, com uma visão meramente financeira, sem atentar para os ganhos intangíveis que costumam ocupar boa parte dos esforços de marketing.



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