Leitura

Marketing Estratégico de Lugares
Como impulsionar o desenvolvimento turístico de uma localidade

Carlos José Rodrigues da Silva

Assim como o planejamento, a gestão estratégica tem papel fundamental no desenvolvimento de uma localidade turística e baseia-se em dois fatores: competitividade e sustentabilidade. Para Goeldner (2002), nenhum desses dois fatores é suficiente sem o outro, sendo ambos essenciais. A competitividade de uma destinação refere-se à capacidade de concorrer de forma eficaz e lucrativa no mercado turístico, enquanto a sustentabilidade diz respeito à capacidade de manter a qualidade dos recursos físicos, sociais, culturais e ambientais. Dentre as principais habilidades requeridas para o gerenciamento eficaz de um lugar turístico está a capacidade de seus dirigentes em utilizar o planejamento estratégico, integrado com o marketing, e o gerenciamento dos demais recursos, tais como, pessoas, finanças, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, serviços e outros.  Além disso, há uma forte necessidade de sintonia com as mudanças rápidas que ocorrem no contexto global, exigindo-se dos gestores atitude pró-ativa e decisões fundamentadas em informação e pesquisa.

Carlos José Rodrigues da Silva, autor de Marketing Estratégico de Lugares, publicado em Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro, organizado pelo Professor Luiz Gonzaga Godoi Trigo e editado pela Roca.

Publicado na Revista ONGTOUR – Edição de Abril de 2007



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