Ao visitar o portal da Associação Americana de Marketing – AMA observei que eles acabaram de revisar o conceito oficial de marketing, seguido pelos profissionais, professores e acadêmicos do mundo inteiro. Como se trata de processo muito interessante, tive o cuidado de traduzir livremente o texto e repasso para leitura e atualização de vocês.
Aproveito a oportunidade para sugerir que enviem seus comentários sobre o novo conceito e os avanços que ele pode representar.
De minha parte, gostaria de iniciar o debate manifestando meu ponto de vista de que a nova definição, assim como as anteriores, não expressa toda a riqueza e amplitude do marketing. Acredito que o marketing, tal como preceituam vários autores, é mais do que uma função ou processo. Trata-se de uma filosofia organizacional que prioriza as necessidades e desejos dos consumidores para criar soluções eficazes e rentáveis, indo, portanto, além do conceito de uma atividade ou processo, nada obstante concordar que é também um processo abrangente, com muitas atividades.
Boa leitura!
Carlos José Rodrigues da Silva